Um prêmio com o DNA paraibano

Imponente, inteligente, focado no seu alvo. Assim é o Carcará. Uma ave de rapina com a cara da nossa região. Inconfundível, o Carcará inspira e atrai olhares por onde passa. Em cada vôo, um objetivo alcançado. Um símbolo marcante escolhido para representar o talento e a vocação dos publicitários paraibanos. Caçando grandes ideias, conquistando resultados e voando cada vez mais alto.

Sinapro-PB

O Sinapro-PB está sempre buscando formas criativas para movimentar o mercado e valorizar o trabalho das agências de propaganda do estado. O Prêmio Carcará é mais uma iniciativa do sindicato, que vai promover um grande evento para premiar as melhores ideias das principais agências da Paraíba, filiadas ao Sinapro-PB e à Abap-PB.

Regulamento

1. PREMIAÇÃO
1.1. O Prêmio Carcará é uma iniciativa do Sindicato das Agências de Propaganda de Paraíba – Sinapro/PB, com apoio da Associação Brasileira das Agências de Propaganda/Paraíba – Abap/PB.
1.2. O Prêmio visa contribuir para o desenvolvimento e a divulgação da qualidade da propaganda do estado, estimulando a excelência criativa dos trabalhos através do reconhecimento e da premiação de agências de publicidade e profissionais do segmento cujas peças publicitárias sejam escolhidas como merecedoras do prêmio.

2. ÂMBITO
2.1. O Prêmio Carcará será realizado exclusivamente no âmbito do Estado da Paraíba em versão estadual única, de acordo com os princípios contidos neste regulamento e conforme o calendário estabelecido pela sua organização.
2.2. Poderão concorrer à edição do prêmio exclusivamente trabalhos e profissionais de agências filiadas e em regularidade com o Sindicato das Agências de Paraíba – Sinapro/PB, ou com a Associação Brasileira das Agências de Propaganda /Paraíba – Abap/PB, criadas na Paraíba e cuja veiculação tenha ocorrido em qualquer cidade do Brasil no período de 1º de janeiro de 2017 a 30 de junho de 2018, para as peças e campanhas publicitárias.
2.3. O Sindicato das Agências de Propaganda da Paraíba – Sinapro/PB reserva-se ao direito, caso julgue necessário, de solicitar a apresentação de autorização de produção e veiculação, inclusive a correspondente nota fiscal da peça concorrente ao prêmio, emitida contra o anunciante.

3. MEIOS E CATEGORIAS

O Prêmio Carcará aceitará inscrições para os seguintes meios, categorias e plataformas:
3.1. Filme
(Comerciais com qualquer duração)
3.1.1. Mercado
3.1.2. Institucional
3.2. Impressos (Jornais, Revistas, Folders, Panfletos, etc.)
(Anúncios de qualquer formato)
3.2.1. Mercado
3.2.2. Institucional
3.3. Rádio
(Spots ou jingles de qualquer duração)
3.3.1. Mercado
3.3.2. Institucional
3.4. Digital
3.4.1. Display (todos os tipos de banners)
3.4.2. Sites e/ou Hotsites e/ou Landing pages (exclusivamente de campanhas publicitárias e promocionais)
3.4.3. Apps (criados exclusivamente pela agência)
3.5. Mídia Out-of-home (Qualquer modalidade de mídia exterior ou indoor) 
3.5.1. Mercado
3.5.2. Institucional
3.6. Campanha do ano (categoria única) - Mínimo de 3 (três) peças de 3 (três) mídias diferentes e, no máximo, 5 (cinco) peças por campanha
3.7 Prêmio Jovem Talento Carcará – as informações sobre esta categoria encontram-se num regulamento à parte, também disponível no site www.sinapropb.com.br/premiocarcara
 3.8. Agência do Ano
3.8.1. Será concedido o prêmio de Agência do Ano à agência de publicidade que somar mais pontos através das notas do Júri Técnico nas categorias TV, Rádio, Impresso, Digital, Mídia Digital Out Of Home e Campanha do Ano.
3.8.2. As notas da categoria Campanha do Ano serão utilizadas como critério de desempate, caso seja necessário.

4. PRÊMIOS

Os prêmios que serão concedidos no Prêmio Caracará, a critério do júri e da organização, são os seguintes:
4.1. Troféu para o 1º lugar e certificado para os 2º e 3º lugares nas categorias Filme, Rádio, Digital, Mídia Out Of Home e Impresso;
4.2. Troféu para o 1º lugar da categoria Campanha do Ano;
4.3. Troféu para o 1º lugar da categoria Agência do Ano;
4.4. Troféu(s) para o(s) integrante(s) do 1º lugar da categoria Jovem Talento.

5. INSCRIÇÕES

5.1. As inscrições para o Prêmio Carcará poderão ser feitas por qualquer pessoa ligada à agência que estiver inscrevendo as peças ou campanha, ressalvando-se o disposto no item 2.2. deste regulamento.
5.2. As inscrições poderão ser feitas pelo representante autorizado pela agência, através do site www.sinapropb.com.br/premiocarcara. A organização do prêmio enviará previamente para a diretoria de cada agência filiada ao Sinapro-PB ou à Abap/PB o login e senha para acesso ao sistema de inscrições.
5.3 Ao acessar o site da premiação, a agência deverá preencher as fichas de inscrição e realizar o upload das peças que irão concorrer às categorias do Prêmio Carcará.

    1. Para que a inscrição seja efetivada, a agência deverá fornecer:
      1. ficha de inscrição de cada categoria que deseja concorrer (disponível na área restrita do Prêmio);
      2. peças que irão concorrer em cada categoria (conforme descrito abaixo, especificado por categoria):
        1. Peças da categoria Filme: para essa categoria só serão aceitos links do filme inscrito hospedado no YouTube ou Vimeo, sem claquete.
        2. Peças da categoria Rádio: formato MP3, com limite de 5 MB.
        3. Peças da categoria Impresso: formato JPEG em 300 DPI e RGB, sem assinatura de logo da agência na peça.
        4. Digital: link/endereço (URL) ativo e direto da peça, sem proteção por senha e imagem da página principal em JPG, em sua dimensão original, sendo que nas campanhas e ações digitais, sendo opcional a entrega de qualquer material complementar demonstrativo do projeto.
    1. O pagamento da taxa para a inscrição do Prêmio Carcará tem o valor simbólico de R$ 25,00 (vinte e cinco reais) por peça inscrita e R$ 50,00 (cinquenta reais) por campanha na categoria Campanha do Ano.
    2. As inscrições só serão validadas após o pagamento das taxas estipuladas e o atendimento aos requisitos deste regulamento.

 

    1. Estarão sujeitas à desclassificação automática, as peças inscritas que apresentem algum tipo de problema técnico ou ainda que estejam fora de conformidade com este regulamento.
    2. Nestes casos, a agência será informada e terá 24 horas para a substituição ou correção do material. Caso a inscrição seja feita no último dia do período de inscrição, as peças sem conformidade estarão automaticamente desclassificadas.
    1. Todas as peças e campanhas premiadas passarão a pertencer ao acervo do Prêmio Carcará – Sinapro/PB, que delas poderá tirar cópias, fazer reproduções ou qualquer outro uso de divulgação e análise, inclusive a edição de livros e revistas e a realização de exposições e mostras.

6. PRAZO PARA INSCRIÇÕES

 

6.1. As inscrições estarão abertas de 01 a 22 de novembro de 2018
6.2. Todas as peças e campanhas concorrentes deverão ser entregues no momento da sua inscrição.

7. JÚRI

7.1. O júri do Prêmio Carcará será constituído por profissionais de agências que atuam fora do mercado da Paraíba, a convite exclusivo da diretoria do Sinapro/PB.
7.2. As notas dos jurados serão divulgados após a realização do evento de premiação.

8. JULGAMENTO

8.1. O julgamento das peças e campanhas concorrentes será realizado entre os dias 23 de novembro a 03 de dezembro de 2018 e se dará pela pontuação com base nos pré-requisitos definidos pela coordenação do Prêmio Carcará que seguem abaixo:
8.1.1. Conceito;
8.1.2. Originalidade;
8.1.3. Criatividade;
8.1.4. Execução.
8.2. Cada categoria será julgada por 2 jurados. Em caso de empate, um terceiro jurado será escolhido para votação e realização do desempate.

9. DIVULGAÇÃO DOS RESULTADOS

9.1. A divulgação dos premiados, bem como a entrega dos troféus e certificados, acontecerá em evento festivo a ser realizado no dia 11 de dezembro de 2018, com local e horário a confirmar, que serão divulgados em breve pelo site www.sinapropb.com.br/premiocarcara.

10. OUTRAS DELIBERAÇÕES

10.1. O conteúdo deste Regulamento terá divulgação pública através do site www.sinapropb.com.br/premiocarcara e da mídia da campanha publicitária do evento.
10.2. Todas as datas previstas neste regulamento poderão ser remanejadas a critério da organização.
10.3. Não serão aceitas campanhas criadas por veículos de comunicação como rádio, TV, jornal e de "houses", pois o principal objetivo do prêmio é incentivar o trabalho das agências de publicidade paraibanas. Não serão aceitas, também, campanhas que tenham como anunciante qualquer veículo de comunicação.

10.4. Mensagens de candidatos e de partidos políticos não poderão concorrer.
10.5. Mensagens exibidas gratuitamente em horários requisitados pela Justiça Eleitoral não poderão ser inscritas.
10.6. Estará desclassificada a peça ou campanha publicitária cuja veiculação tenha sido sustada mediante decisão irrecorrível do CONAR - Conselho Nacional de Auto Regulamentação Publicitária, comunicada ao Sinapro até a data de instalação do júri.
10.7. Os casos omissos neste regulamento serão resolvidos de forma soberana pela Organização do Prêmio, dependendo da sua natureza, não cabendo qualquer recurso por parte das empresas concorrentes.

Diretoria do SINAPRO
Gustavo Cruz - Presidente
Thiago Anderson – Vice-presidente
Eduardo Cury – Diretor Financeiro