Um prêmio com o DNA paraibano

Imponente, inteligente, focado no seu alvo. Assim é o Carcará. Uma ave de rapina com a cara da nossa região. Inconfundível, o Carcará inspira e atrai olhares por onde passa. Em cada vôo, um objetivo alcançado. Um símbolo marcante escolhido para representar o talento e a vocação dos publicitários paraibanos. Caçando grandes ideias, conquistando resultados e voando cada vez mais alto.

Sinapro-PB

O Sinapro-PB está sempre buscando formas criativas para movimentar o mercado e valorizar o trabalho das agências de propaganda do estado. O Prêmio Carcará é mais uma iniciativa do sindicato, que vai promover um grande evento para premiar as melhores ideias das principais agências da Paraíba, filiadas ao Sinapro-PB e à Abap-PB.

Prêmio Filhote de Carcará

O Prêmio Filhote de Carcará tem como objetivo incentivar o meio acadêmico através de sua participação no mais conceituado prêmio da propaganda paraibana. O Prêmio é aberto à participação de estudantes de Instituições de Ensino Superior, regularmente matriculados em cursos de instituições que operam em qualquer um dos municípios da Paraíba, comprovados através de uma declaração da sua Faculdade enviada junto com a inscrição da equipe.

Regulamento

1. BRIEFING
1.1 Os concorrentes ao Prêmio Filhote de Caracará deverão seguir as orientação descritas a seguir para desenvolvimento da campanha:
1.1.1 Qual a oportunidade ou problema que a comunicação deve resolver?
Um dos grandes problemas do mercado publicitário é a falta de regulamentação e organização das agências diante do exercício das suas atividades. O não alinhamento das normas e padrões resultam em uma excessiva desvalorização da atividade publicitária, ocasionando em perdas expressivas para as poucas empresas que procuram trabalham de forma regularizada. As maiores dificuldades estão na precificação do trabalho exercido pelas agências.
O Sinapro existe para unir as agências em prol de fortalecer o mercado e a atividade publicitária. É o representante que une as empresas para alinhar os objetivos em comum e, desse modo, promover normas e padrões que possibilitem a profissionalização e a qualificação técnica das agências de publicidade.
O grande desafio enfrentado pelo Sinapro é mostrar o quanto o seu papel é importante. Diante da competitividade do mercado publicitário, muitas empresas agem de forma desleal, praticando preços e propostas fora da realidade da atividade e, com isso, o mercado enfraquece e se retrai.
1.1.2 Objetivos da campanha:
- Mostrar a importância do Sinapro para o mercado publicitário.
- Incentivar a filiação de agências junto ao Sinapro.
- Fazer o Sinapro ser percebido e entendido pelos anunciantes.
1.1.3 Público-alvo:
Primário: agências de publicidade.
Secundário: anunciantes (empresas).
1.1.4 Qual a mensagem única que queremos transmitir? 
Sinapro. 
Unindo agências para fortalecer o mercado e profissionalizar a atividade publicitária. É desenvolvimento para quem faz o anúncio e para as marcas anunciadas.
1.1.5 Tom da comunicação
Estamos falando com empresários. É importante que a comunicação tenha o tom de uma conversa de negócios, onde vendemos os benefícios de fazer parte de uma grande iniciativa, que irá trazer resultados positivos para todos os envolvidos.
1.1.6 Quais peças?
Qual a sua ideia? Queremos uma proposta que traga um conceito forte, capaz de ser desdobrado em todos os formatos. Também fará parte da avaliação, as melhores soluções na estratégia de divulgação. Pode ser uma campanha completa ou uma ação simples que traga a solução do problema.

2 DISPOSIÇÕES GERAIS DA CATEGORIA JOVEM TALENTO:
2.1. Poderão se inscrever estudantes ou grupo de estudantes de até 03 pessoas;
2.2. Todos os estudantes inscritos no grupo devem estar devidamente matriculados em uma Instituição de Ensino Superior que opere na Paraíba;
2.3. A responsabilidade pela produção das peças da campanha é do estudante ou da equipe participante.
2.4. Cada equipe poderá inscrever uma campanha com até 3 peças. As peças podem ser entregues completamente finalizadas ou no formato de conceituação. Exemplo: Podem ser entregues storyboards ou mesmo um VT e/ou Spot já finalizado, caso esta seja uma peça que faça parte da campanha. O formato e tamanho dos arquivos para upload da campanha no ato da inscrição deverão seguir os critérios a seguir:

      1. Filme: para essa categoria só serão aceitos links do filme inscrito hospedado no YouTube ou Vimeo, sem claquete.
      2. Spot e Jingle: formato MP3, com limite de 5 MB.
      3. Impresso: formato JPEG em 300 DPI e RGB, sem assinatura de logo da agência na peça.
      4. Digital: imagem em JPG, em sua dimensão original, sendo que nas campanhas e ações digitais é opcional a entrega de qualquer material complementar demonstrativo do projeto.

2.4.5 É obrigatória a entrega de uma defesa da estratégia da campanha junto com as peças, que deverá ser entregue no formato de texto ou apresentação no formato .PDF;

3. INSCRIÇÕES

3.1. As inscrições para a categoria Filhote de Carcará deverão ser feitas através do site www.sinapropb.com.br/premiocarcara na área designada à referida categoria;
3.2. O prazo limite para o upload das peças e documentação solicitada é até o dia 30 de novembro de 2018. Não serão aceitas inscrições realizadas após esta data;
3.3. Os finalistas desta categoria serão conhecidos no dia 07 de dezembro de 2018, através de divulgação em veículos de comunicação e nas redes sociais da Sinapro-PB. Já o resultado final com a entrega do troféu Filhote de Carcará, será conhecido na premiação do dia 11 de dezembro de 2018;
3.4. Para validação na inscrição da categoria Filhote de Carcará cada integrante da equipe inscrita deverá doar um pacote de fralda geriátrica, a ser entregue no Departamento de Marketing da Rede Tambaú de Comunicação. Esta doação é obrigatório para que a inscrição seja validada. 
3.5 As fraldas arrecadadas serão doadas posteriormente ao Asilo Vila Vicentina Júlia Freire.

4. PRÊMIOS
Os prêmios que serão concedidos na categoria Filhote de Caracará, a critério do júri e da organização, são os seguintes:
4.1. Troféu(s) para o(s) integrante(s) do 1º lugar da categoria Filhote de Carcará.
4.2 O (a) vencedor (a) ou a equipe vencedora da categoria Filhote de Carcará ganhará a oportunidade de um estágio (não remunerado) de 03 meses em uma das agências de Publicidade filiadas ao Sinapro-PB ou em um dos veículos da Rede Tambaú de Comunicação (TV Tambaú - afiliada SBT, Jovem Pan João Pessoa, Portal T5 - afiliado Ne10/UOL), a ser definido pela diretoria do Sinapro-PB.

5. JÚRI

5.1.  Após o término das inscrições, a organização do Prêmio Carcará validará todas as informações fornecidas pelos estudantes e submeterá ao Júri Técnico, formado por representantes das agências filiadas ao Sinapro-PB;

6. JULGAMENTO

6.1. O julgamento das campanhas concorrentes será realizado entre os dias 02 e 07 de dezembro de 2018 e se dará pela pontuação com base nos pré-requisitos definidos pela coordenação do Prêmio Carcará que seguem abaixo:
6.1.1. Conceito;
6.1.2. Originalidade;
6.1.3. Criatividade;
6.1.4. Execução.

7. DIVULGAÇÃO DOS RESULTADOS

7.1. A divulgação dos premiados, bem como a entrega dos troféus e certificados, acontecerá em evento festivo a ser realizado no dia 11 de dezembro de 2018, com local e horário a confirmar, que serão divulgados em breve pelo site www.sinapropb.com.br/premiocarcara.

8. OUTRAS DELIBERAÇÕES

8.1. O conteúdo deste Regulamento terá divulgação pública através do site www.sinapropb.com.br/premiocarcara e da mídia da campanha publicitária do evento.
8.2. Todas as datas previstas neste regulamento poderão ser remanejadas a critério da organização.
8.3. Mensagens de candidatos e de partidos políticos não poderão concorrer.
8.4. Os casos omissos neste regulamento serão resolvidos de forma soberana pela Organização do Prêmio, dependendo da sua natureza, não cabendo qualquer recurso por parte das empresas concorrentes.

Diretoria do SINAPRO
Gustavo Cruz - Presidente
Thiago Anderson – Vice-presidente
Eduardo Cury – Diretor Financeiro